domingo, 4 de dezembro de 2011

Resumo do conto A Mulher de Preto

Páginas Recolhidas é um dos contos do escritor brasileiro Machado de Assis, lançado em 1889.

Estas páginas são "escolhidas dentre muitas, por achar que ainda agora possam interessar". É um conto envolvente que o leitor consegue se identificar-se com o que está lendo interagindo totalmente com que esta lendo!Onde a história começa em um encontro de Dr. Estevão Soares e o Deputado Meneses, onde ambos foram apresentados por um amigo em comum.
Na saida do stabelecimento o Deputado oferece awe Dr. uma carona mas péde ao motorista seguir para sua casa,o Deputado falou por Dr. que estava lhe dando uma caroan para sua casa para mostrar ela para ele ,e, respectivamente esperando uma visita do novo amigo.
O meses se apssaram e os dois cosntruiram uma grande intimidade, junto com muitas visitas.Um determinado dia foram em um teatro juntos quando la Estevão viu uma mulher que se trajava de preto ele perguntou a Meneses se a conhecia, o mesmo negou.Ao final da peça Estevão tentou se aproximar com curiosidade mas não foi possível.
Estevão era homem solteiro e vivia muito só ele não acreditava poder amar uma mulher,pois, fazia exigências a elas dais quais achava difícil poder encontrar;Meneses que também vivia só por motivos do passado não achava certo que Estevão tão novo não se desse ao desfrute de viver um amor pois Meneses achava que o Dr. deveria deixar o modo de pensar sobre o amor que era tão sem crença para alguém mais velho que já tivesse vivido uma decepção.Certo dia Dr. Estevão foi convidado para um baile por um antigo amigo de seu pai.La o Dr. não dançou viu, conversou, sorriu e foi embora.Mas não conseguia tirar da cabeça a mulher que conversou por alguns minutos lá;a mulher era uma viúva que o encantou com jeito tão nobre e delicado.Ele não conseguia dormir pensando nela como era perfeita por instantes imaginou pela primeira vez estar apaixonado mas não quis dar o braço a torcer.

 Um dia o Dr. resolveu saber quais eras os motivos pelo qual Meneses era só.
Então o Deputado lhe revelou q tinha sido traído por uma mulher chamada Madalena, e que desde então sofreu anos e anos com a solidão.
O que o Dr. não sabia era que a tal Madalena era a Mulher de Preto.
Meio desapontado mas seguro que ia tomar a decisão certa foi atras da tal Madalena para lhe esclarecer a verdade detalhadamente.
O Dr. descobriu o endereço de Madalena, começou a fazer amizade e falou para ela q ele conhecia o ex marido dela e queria saber a verdade do que tinha acontecido entre eles...

Madalena então revela seu segredo dizendo que ela era a mulher que ele e Meneses tinham visto de preto no teatro e que ela era a mulher de Meneses seu melhor amigo conta-lhe que foi acusada de trair seu marido mas na verdade ela nunca o fez pois era um segredo de uma amiga que a incriminou e ela preferiu assumir para preteje-la ,ele acredita em sua fidelidade mas perde o chão pois se da conta que todo esse tempo a aproximação era totalmente na tentativa de ser ajudada,então lhe pediu que a ajude-se a reconciliar com o Deputado seu ex marido.Ele sai dali prometendo ajudar mas totalmente arrasado encontra com um amigo poeta que um dia interrompeu com sua euforia que ele mandasse uma carta a ela a qual revelaria seus sentimentos na hora sente a necessidade de abraçá-lo em de forma de agradecimento Esse amigo que não entende o abraço tão forte sente-se lisonjeado pensando ser enaltecido através da leitura que acredita o que o Dr. teria feito dos seus poemas.
   O poeta não se conteve e conta a um amigo que logo publica a cena no jornal.
   Estevão alem de arrasado com a situação dele com Madalena fica furioso com o poeta que logo manda uma carta se explicando.
   A dor que Estevão sente é forte pois ama a mulher de seu melhor amigo e se vê tendo que colocá-la nos braços do amigo.
   Mas mesmo assim ele procura o Deputado onde mostra saber da Historia de seu passado com Madalena e Meneses pala confiança que tem na amizade acaba revelando.Dr. Estevão fala a ele o que sabe e diz que Madalena é inocente contando toda a historia .
   Madalena e o Deputado Meneses reatam seu casamento com a ajuda de Estevão que após ajudar vai embora deixando uma carta dizendo torcer muito por eles e que esperava que eles não o esquecesse.
Deputado Meneses não entende a partida tão repentina do amigo, mas Madalena sim disfarça saber o motivo daquela atitude tão nobre daquela alma.

Meneses se dedicou com mais intensidade a sua vida com Madalena acabou deixando um poço ausente a vida política mas o que interessava e o que procurava era sua felicidade e ela estava ao lado de Madalena independente da política.



O assunto do conto pra mim trata-se de um romance,de uma paixão que não deu certo pelo azar da vida!

3 comentários:

  1. o Resumo do conto está errado, Meneses não conta o motivo de estar só e além do mais, não é Estevão que fala sobre a traição a Madalena é ela que conta a ele ser a respectiva esposa de Meneses e também conta a Estevão que não traiu seu marido.Você não leu o conto antes de resumir?

    ResponderExcluir